4 estratégias eficientes no atendimento por WhatsApp

Descubra as melhores estratégias para aprimorar seu atendimento por WhatsApp e fortalecer a relação com seus clientes.
Amanda Vaz

Amanda Vaz

Analista de Conteúdo
Pessoa segurando um celular e recebendo um atendimento por whatsapp

Tempo de leitura: 7 minutos.

Para qualquer empresa ou profissional autônomo, oferecer um atendimento por WhatsApp é praticamente obrigatório. Isso acontece porque o famoso aplicativo se tornou uma das principais ferramentas de comunicação para a maioria dos brasileiros que possuem smartphones.

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de Apps no Brasil, o WhatsApp é o aplicativo que as pessoas mais abrem ao longo do dia (para 52% dos entrevistados). Já que esse App é tão presente na vida dos brasileiros, listamos 4 estratégias para você aproveitar ao máximo essa plataforma no seu negócio e garantir um atendimento eficiente aos seus clientes. Boa leitura!

Estratégia 1: respostas rápidas

O consumidor moderno quer agilidade e uma das principais vantagens do atendimento por WhatsApp é a comunicação rápida. Portanto, se um cliente decide entrar em contato com a empresa através dessa ferramenta, é muito importante responder o quanto antes.

Claro que não dá para ficar 24h em atendimento, para isso existem sistemas de respostas automáticas (chatbots) que, além de oferecer uma atenção imediata, tem o potencial de resolver o problema sem nem precisar encaminhar o cliente a um atendente humano. Este tipo de automação economiza o tempo da equipe, que fica mais livre para outras atividades e atendimentos mais complexos.

Tela do celular mostrando o exemplo de um atendimento por whatsapp.

Existem inúmeras possibilidades de se utilizar um chatbot, a depender da ferramenta utilizada e do seu objetivo, veja alguns exemplos:

  • Avisos simples como: horário de atendimento, status de pedido, promoções, etc;
  • Agendamentos de serviços e consultas;
  • Envio automático de boletos, contratos, confirmação de compra, código de rastreio.

Listamos 10 frases prontas que você pode utilizar no seu chatbot, clique aqui para conferir.

Estratégia 2: Personalização

Os clientes apreciam a sensação de serem tratados como indivíduos, não apenas como números em uma lista, e o atendimento por WhatsApp é perfeito para essa humanização. Para alcançar isso, é possível utilizar informações como histórico de compras ou preferências, além de se dirigir ao cliente pelo nome. Essa prática permite um relacionamento mais próximo e amigável. Veja o exemplo abaixo:

tela de um smartphone simulando um atendimento por whatsapp.

Estratégia 3: Integração com outras plataformas

Essa estratégia tem tudo a ver com o que falamos anteriormente. Integrar o atendimento por WhatsApp com outras plataformas que você já utiliza na sua empresa, como CRMs e sistemas de gestão de pedidos, otimiza a eficiência operacional. Dessa forma, a equipe pode acessar facilmente informações sobre o histórico do cliente, suas preferências e compras anteriores, oferecendo um atendimento mais personalizado e eficaz. Não sabe como fazer isso? A ferramenta Evolux Chat tem todos os recursos que você precisa para realizar seus atendimentos por texto, não só pelo WhatsApp, mas também em outras plataformas, como o Telegram, por exemplo. Clique no banner abaixo para conhecer.

banner promocional do Evolux Chat, ferramenta de atendimento por whatsapp

Estratégia 4: Feedback e Melhoria Contínua

Solicitar avaliações e opiniões após o atendimento ajuda a identificar oportunidades de melhoria e aumenta a confiança do cliente, que percebe a preocupação da empresa em entregar um bom atendimento. 

Sendo assim, não hesite em pedir feedback aos clientes no atendimento por WhatsApp. Isso pode ser feito no final da conversa ou através de pesquisas de satisfação enviadas posteriormente. Analise os feedbacks recebidos e use-os para aprimorar suas estratégias de atendimento.

Estratégia bônus: Listas de transmissão

O WhatsApp tem um recurso poderoso para enviar mensagens segmentadas para grupos específicos de clientes. As listas de transmissão podem ser utilizadas para enviar promoções exclusivas, atualizações de produtos ou conteúdos relevantes. Utilizar essa estratégia, sem abusar na frequência de envios, pode impulsionar vendas para aqueles que já conhecem seu produto/serviço. 

Automatize seu atendimento por WhatsApp

Como vimos, se for realizado estrategicamente, o atendimento por WhatsApp pode ser um grande aliado do seu negócio, fortalecendo o relacionamento com seus clientes e gerando novas vendas. Incorporar respostas rápidas e automatizadas, personalizar o atendimento, integrar com outras plataformas e buscar feedbacks são estratégias essenciais para um atendimento eficiente e orientado para a satisfação do cliente. 

Para realizar todas essas estratégias de forma prática e produtiva, conte com os recursos do Evolux Chat. Confira os benefícios de utilizar essa ferramenta no seu atendimento:

  • Sua empresa fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, para atender seus clientes;
  • Atendimento rápido com mensagens automáticas;
  • Melhoria contínua no atendimento;
  • Mais produtividade para a sua equipe;
  • Maior possibilidade de vendas recorrentes;
  • Possibilidade de atender um alto volume de demanda com qualidade;
  • Painel de controle intuitivo com informações e relatórios em tempo real;
  • Dados e integrações organizadas para realizar um atendimento personalizado.

Viu como o Evolux Chat é a solução que sua empresa precisa? Para conhecer melhor nossa ferramenta, que tal testar por 30 dias? Preencha o formulário abaixo para receber acesso ao painel e começar a oferecer um atendimento por Whatsapp de alto nível.

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