A primeira impressão é a que fica. Essa máxima rodeia nossa vida para causarmos um primeiro bom sentimento em quem está ao nosso redor. Se tratando de atendimento de Call Center a melhor experiência é aquela sem atrito, em especial se o cliente nem precisar utilizar o seu canal de suporte, mas quando precisar além de uma boa impressão à primeira chamada, também é preciso trabalhar a resolução do problema do cliente nesse primeiro contato. Estamos falando sobre a First Call Resolution ou FCR.
Esta métrica é utilizada para avaliar a eficácia de um atendimento, medindo a taxa de resolução de problemas no primeiro contato realizado pelo consumidor. Quanto maior o FCR, mais a equipe está preparada para resolver problemas. Isso impacta diretamente na satisfação do cliente.
Na pesquisa Customer Insights 2019, 54,5% dos participantes consideraram ser um aspecto frustrante ter que ligar mais de uma vez para resolver um problema e 78,3% informou esperar ser direcionado para o canal correto onde o transtorno será resolvido.
A pesquisa realizada pela Zendesk apurou que metade já considera trocar a sua empresa por um concorrente após uma única experiência ruim. Os clientes estão procurando cada vez mais por atendimento imediato.
Para calcular o seu FCR você precisa dividir o número de chamadas resolvidas no primeiro contato pelo número total de solicitações recebidas. Por exemplo:
                  
Esse número sozinho pode ser um pouco vago, pois não tem como saber se o problema foi realmente resolvido ou se houve algum desvio ou falha de informação. Uma possível resolução é aliar esse cálculo a outros indicadores de acordo com sua estratégia
Como avaliar
Existem algumas formas possíveis de avaliação e nós vamos listar algumas para que você veja qual se adequa melhor a sua operação:
- Pós-atendimento (supervisores e agentes)- O operador ou supervisor que finalizou a ligação fica responsável por sinalizar em seu sistema se a chamada foi resolvida ou não. O ponto negativo é que algumas informações sobre o atendimento podem ser desviadas ou omitidas. 
- Pesquisa com o cliente via URA- Após a finalização da chamada, entra uma mensagem automática pedindo para que o cliente avalie o atendimento recebido. Você pode pedir para avaliar se o problema foi ou não resolvido, realizar uma pesquisa de satisfação CSAT e/ou aproveitar o momento para em seguida aplicar sua pesquisa NPS. 
- Rastreador de tickets- Utilização de uma ferramenta de help desk para acompanhar reabertura de tickets. Se durante um período determinado não for registrado nenhuma reabertura, considera-se que a solicitação foi resolvida. 
- Pesquisa SMS- Praticidade para o envio, com a desvantagem que normalmente tem uma baixa adesão dos usuários. 
Como manter um bom índice
Para manter um bom índice de FCR é necessário um esforço do gestor para sustentar uma equipe de alto impacto e focada em aumentar o nível de atendimento. Algumas das nossas sugestões:
- Capacitação- Quanto mais capacitado estiver o seu operador, maior a probabilidade de ele conseguir resolver problemas no primeiro contato, sejam eles complexos ou não. 
- Padronização- Busque manter uma equipe alinhada e em posse de todas as informações necessárias para atender. Isso vai facilitar o procedimento, tornando mais rápido e efetivo. 
- Autoatendimento- Muitas vezes a informação desejada pelo cliente não precisa de um atendimento humano para resolver. Se você é um provedor de internet, pode solicitar na URA o CPF do usuário e verificar automaticamente se há algum problema de conexão na região dele, informando e repassando o tempo de estabilização do serviço. Dessa forma, o cliente é atendido sem espera e obtém a informação que necessita. 





