fbpx

Como uma Startup conseguiu “entregar” Customer Experience?

Veja como a Loggi diminuiu o SLA de espera de 98% das chamadas. Isso reduziu significativamente a taxa de abandono de chamadas e aumentou a satisfação dos clientes e mensageiros.

Picture of lucascastro

lucascastro

A Loggi  é uma plataforma digital para solicitação de entregas expressas, que utiliza uma ampla rede de mensageiros para criar uma rede logística rápida e confiável. Basta o cliente entrar no site da Loggi (ou baixar o app) e, com poucos cliques, é possível solicitar uma entrega. Ao mesmo tempo, os entregadores na área são notificados e podem aceitar o pedido facilmente. A empresa, que já recebeu mais de 60 milhões de reais de aporte e está em cinco capitais brasileiras, é líder no mercado nacional intermediando dezenas de milhares de entregas por dia.

Imagine que é fim de tarde e um documento precisa ser assinado pelo cliente, caso contrário o prazo de produção não será cumprido. Entregas são assim: importantes, urgentes, e sem elas projetos inteiros podem ir por água abaixo. Por isso o encontro entre o mensageiro e a pessoa que vai receber o pacote torna-se um momento crítico:  qualquer dificuldade precisa ser resolvida imediatamente. Cada minuto é importante e tratar dificuldades críticas via WhatsApp ou SMS não dá, é preciso conversar com alguém e resolver o problema. Nesse momento é que a telefonia se destaca, pois possibilita a troca de informações de forma rápida e precisa entre todos os envolvidos.

Mas o que acontece quando há milhares de entregas rastreadas em tempo real sendo efetuadas simultaneamente e todas importantes? Barreiras a serem vencidas geram atendimentos telefônicos de urgência que se misturam com dúvidas, pedidos de cadastro e outros assuntos, bem menos urgentes, que poderiam ser resolvidos por outros canais de comunicação como e-mail. Após análise, este foi o diagnóstico encontrado pelo time de Customer Experience da Loggi e ele pode ser resumido na imagem a seguir:

Mais de 60% das chamadas diárias poderiam ser resolvidas por outro canal, enquanto as chamadas sobre entregas em andamento estavam com um tempo de espera acima do desejado. A partir desses dados, como resolver o desafio de reduzir o tempo de espera das chamadas urgentes? 

Problemas podem ser resolvidos com investimento financeiro – contratar mais operadores – ou com tecnologia. O espírito das Startups é a inovação, e para a Loggi, que cresceu 20% ao mês em 2016, não seria diferente.

A equipe de Customer Experience, com a colaboração da Evolux, projetou uma URA Inteligente totalmente integrada à plataforma da Loggi. O principal objetivo dessa URA é utilizar algoritmos que processam em tempo real as informações existentes dos clientes e entregadores, direcionando as chamadas para o canal mais adequado e otimizando o uso do canal de atendimento por voz.

O projeto começou com uma etapa de planejamento e, após a aprovação da versão final, foi iniciada a etapa de implementação. Com a URA Inteligente pronta para entrar em ação, foi definido um plano de rollout gradual, começando com 10%  dos clientes acompanhados de perto pelo time de Customer Experience. Somente após testes e resultados positivos a URA foi implantada para todos os  clientes e o resultado pode ser observado  na imagem a seguir:

O resultado atendeu a todas as expectativas: o time de atendimento ao cliente pôde se dedicar à sua missão crítica de atender apenas aos clientes com entregas em andamento e os demais clientes foram devidamente orientados a usar o canal de atendimento apropriado para cada caso. Com isso, foi possível cumprir o objetivo de SLA de espera de 98% das chamadas, ocasionando significativa redução na taxa de abandono de chamadas e aumento na satisfação de clientes e mensageiros.

Leia Mais:

Loggi amplia alcance no Brasil e anuncia operações em Porto Alegre

O Francês que juntou as motos na palma da mão

Fontes: 

http://www.baguete.com.br/noticias/24/08/2015/loggi-recebe-aporte-de-r-50-milhoes/
http://www.valor.com.br/empresas/4632125/startups-brasileiras-tem-mais-de-1000-vagas-em-aberto
http://www.jornalbomdia.com.br/noticia/7094/loggi-amplia-alcance-no-brasil-e-anuncia-operacoes-em-porto-alegre

Compartilhe por ai:

Veja também

Checklist para um atendimento eficiente

Dicas práticas para otimizar cada ponto de contato com o cliente e aumentar a eficiência da sua operação.
Novo!

Top 12 métricas para Contact Centers

Aprenda a calcular e analisar cada métrica, e obtenha insights para otimizar seu atendimento ao cliente.
Guia

As 7 ferramentas de atendimento queridinhas pelos clientes

Um guia com as plataformas preferidas pelo consumidor na hora de solicitar um atendimento.
e-book

O poder da estratégia de atendimento omnichannel

Saiba como a estratégia omnichannel contribui para o sucesso da sua empresa e como aplicá-la.
e-book

Assine nossa newsletter

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você está de acordo com a Política de Privacidade do site Evolux.