fbpx

API: o que é e quais as vantagens

Para entregar mais eficiência ao seu cliente e aumentar a produtividade na sua operação, entenda o que é uma API e outros benefícios dessa tecnologia.
Picture of Felipe Paz

Felipe Paz

Tempo de leitura: 5 minutos

Os sistemas utilizados para que seu negócio continue crescendo necessitam de otimização constante, afinal, num mundo cada vez mais conectado, tudo muda muito rápido. Acompanhar essas mudanças significa entregar mais eficiência para seu cliente e maior produtividade para sua operação. Neste contexto, surgem as APIs.

Quando você entende a fórmula usada por sistemas e softwares para se comunicar e interagir, fica mais fácil otimizar seu negócio, se manter atualizado e alcançar melhores resultados. Quer saber como essa tecnologia pode te ajudar neste cenário competitivo e conhecer as APIs Evolux? Continue lendo este artigo.

O que é uma API?

A Interface de Programação de Aplicativos, API, é uma expressão da língua inglesa, Application Programming Interface, e funciona como um tradutor para interligar softwares, sistemas e aplicativos. Ou seja, é uma interface que possibilita a comunicação e troca de informações entre diferentes sistemas, permitindo assim o cruzamento de dados e gatilhos entre os softwares.

Com o objetivo de automatizar processos manuais, além da criação de novas funcionalidades, as APIs permitem que haja uma troca de informações e controles entre as aplicações, o que abre espaço para a criação de soluções feitas fora dos produtos, que se valham das funcionalidades que cada um tem de melhor. Existem APIs públicas, que são abertas para qualquer desenvolvedor ou empresa, e privadas, que são de uso exclusivo da organização.

A API normalmente é criada quando o objetivo da empresa, proprietária do software, é de que outras marcas desenvolvam serviços associados à sua atividade. 

Por que e como são usadas as APIs?

As vantagens da utilização de APIs são inúmeras, desde aumentar a eficiência dos aplicativos já existentes até aqueles que ainda serão desenvolvidos. Veja outras delas:

  • aumentar a segurança na troca de informações;

  • simplificar os processos;

  • trazer mais agilidade e automação aos sistemas;

  • criar soluções omnichannel, utilizando o melhor de cada ferramenta; 

  • reduzir o volume de dados;

  • facilitar a auditoria de acessos.

As APIs são a melhor alternativa para facilitar o dia a dia dos desenvolvedores e oferecer um padrão que auxilie na criação de novas plataformas. Elas também possuem uma camada maior de segurança, que busca prevenir possíveis violações, garantindo mais proteção aos dados.

No nosso cotidiano já temos exemplos de APIs, especialmente em aplicativos populares. Um exemplo disso é o Google Maps e iFood. O iFood utiliza a API do Google Maps para gerar geolocalização e coordenadas das entregas dos pedidos.

APIs Evolux: o que você precisa saber sobre elas

A interação com qualquer API do Evolux é feita por meio da autenticação via token. A partir daí, você estará habilitado para controlar funções de criação, edição e exclusão de diversos objetos dentro do sistema, como ramais, usuários e filas. Você também será capaz de efetuar ligações automáticas, manipular campanhas e coletar dados de relatórios, tudo isso de forma simples e eficaz.

A Evolux possui uma área pública de APIs completa e didática, com uma documentação interativa, devidamente organizada por temas, com a possibilidade de visualização das instruções de uso em várias linguagens de programação, contando com exemplos de requisições e respostas mais comuns para cada uma. Para acessá-la, clique aqui.

Você pode, portanto, utilizar o Evolux para acionar o seu atendimento via WhatsApp, com uma simples opção na URA. Pode também, pelo seu sistema de chat, gerar uma ligação automática no Evolux, para o cliente que desejar trocar o canal de comunicação. Além disso, poderá criar campanhas com diversos leads coletados durante o expediente, para retornar, de forma automática e programada, àquele atendimento que não foi finalizado. São muitas possibilidades!

Quer garantir as vantagens das APIs para a sua operação? Marque uma conversa sem compromisso com um dos nossos consultores.

Compartilhe por ai:

Veja também

Checklist para um atendimento eficiente

Dicas práticas para otimizar cada ponto de contato com o cliente e aumentar a eficiência da sua operação.
Novo!

Top 12 métricas para Contact Centers

Aprenda a calcular e analisar cada métrica, e obtenha insights para otimizar seu atendimento ao cliente.
Guia

As 7 ferramentas de atendimento queridinhas pelos clientes

Um guia com as plataformas preferidas pelo consumidor na hora de solicitar um atendimento.
e-book

O poder da estratégia de atendimento omnichannel

Saiba como a estratégia omnichannel contribui para o sucesso da sua empresa e como aplicá-la.
e-book

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você está de acordo com a Política de Privacidade do site Evolux.