Evolux promove 1º Evolux Pride

Em reconhecimento da importância do Dia do Orgulho LGBTQI+, a Evolux realizou nesta segunda, dia 29 de junho, o 1º Evolux Pride com o objetivo de trazer a discussão sobre diversidade para dentro da empresa, promovendo o diálogo e quebrando algumas barreiras e tabus.

EvoluxEditorial

EvoluxEditorial

Em reconhecimento da importância do Dia do Orgulho LGBTQI+, a Evolux realizou nesta segunda, dia 29 de junho, o 1º Evolux Pride com o objetivo de trazer a discussão sobre diversidade para dentro da empresa, promovendo o diálogo e quebrando algumas barreiras e tabus.

O Dia do Orgulho LBGTQI+ (Lésbicas, bissexuais, gays, transexuais, travestis, transgêneros, queer, intersexuais e outros) é comemorado mundialmente no dia 28 de junho. A data que começou a ser celebrada em 1970 nos Estados Unidos marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969, quando pessoas reagiram a uma série de batidas policiais realizadas no bar Stonewall Inn, local frequentado pela população  LGBTQI+. 

Apesar dos 50 anos de reivindicação e comemoração, os avanços em direitos para a comunidade LGBTQI+ acontecem de forma lenta, existindo ainda muito preconceito, homofobia, perseguição, discriminação e violência. Por isso a ideia da Evolux em abrir esse espaço internamente. 

O evento contou com 3 palestras e uma mesa redonda com a convidada Eliza Cavalcante, o CCO da Evolux, Lucas Castro, e o desenvolvedor Marcell Guilherme. Os palestrantes conversaram sobre como diversidade é importante para derrubarmos o preconceito que ainda existe na sociedade além de Lucas e Eliza compartilharem também um pouco da sua trajetória pessoal.

Eliza abriu a tarde explicando o que é e como se sente uma pessoa trans, e compartilhando um pouco da sua trajetória antes e depois de passar pelo processo de transição. “A maioria   das mulheres trans vive uma vida marginalizada e eu não queria isso pra mim. Procurei estudar, ser independente financeiramente, para depois me assumir como trans”, contou Eliza. Ela, que hoje é professora de TI no IFRN de Ceará Mirim, também reforçou a importância das pessoas trans conseguirem ocupar espaços e serem referência. “Quando eu me descobri trans, ainda criança, não existia referência se não fosse em forma de piada”. 

Na sua palestra “O impacto da diversidade na computação”, Marcell abordou a importância da diversidade na computação, seja no desenvolvimento de projetos acessíveis para pessoas com algum tipo de necessidade especial, ou na inclusão de mulheres e pessoas LGBTQI+ em equipes e empresas de desenvolvimento. O desenvolvedor trouxe ainda uma lista de pessoas que fizeram a diferença na área de tecnologia, entre elas  a engenheira Lynn Conway, considerada uma das 25 maiores pessoas trans a influenciar a cultura americana, e Jon Maddog, diretor executivo da Linux que assumiu sua homossexualidade em 2012.

Finalizando o ciclo de palestras, o CCO da Evolux, Lucas Castro, também dividiu com o time um pouco da sua trajetória explicando como o preconceito o fazia se sentir deslocado e sem ter um lugar de pertencimento, além do esforço para “ser normal” até entender que não era uma questão de escolha. Lucas também buscou na independência o suporte para assumir sua homossexualidade “por que precisa ser ruim para depois melhorar? E ter que lutar tanto para conseguir se assumir? Precisamos, hoje, não errar tanto quanto erramos com as gerações passadas.”

Por fim, foi aberta uma mesa redonda para os ouvintes tirarem dúvidas e também contribuírem com suas experiências pessoais. A participação no evento foi totalmente opcional, e contou com um engajamento de mais de 75% dos colaboradores, transformando o momento em um marco de sucesso dentro da empresa, com o papel conscientizador. Com esses espaços de discussão e troca de conhecimento, a Evolux busca não só integrar a equipe, como construir um espaço de trabalho com ainda mais respeito e diversidade.

Compartilhe por ai:

Veja também

Manual de implantação de um setor de Customer Success

Saiba como começar esse setor tão importante para a satisfação do cliente.
Novo!

Manual de implantação de um setor de Customer Success

Saiba como começar esse setor tão importante para a satisfação do cliente.
Novo!

Assine nossa newsletter

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você está de acordo com a Política de Privacidade do site Evolux.