Entre as inúmeras transformações causadas pela pandemia do novo Coronavírus, o trabalho home office se destaca como uma realidade que veio para ficar. O desafio das empresas que adotam esse modelo, a partir de agora, é manter o bom atendimento aos seus clientes e continuar sendo um bom lugar para trabalhar, aliando produtividade e ótimas condições de trabalho para os funcionários no novo cenário.
E como fazer isso? Antes de partir para as respostas, vamos te situar:
A Evolux® Sistemas adotou, desde março deste ano, o teletrabalho como padrão para todos os setores. Nós já somos certificados Great Place To Work/GPTW desde 2018, e em 2020 recebemos novamente o selo que credita, como ótimos lugares para trabalhar, instituições com excelentes aspectos referentes a clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores.
Além disso, entramos para os rankings GPTW 2019 como a 14ª melhor empresa brasileira para trabalhar (ranking pequenas empresas); e a 1ª melhor do RN (ranking regional).
Agora confira as dicas de ouro que permitiram a nossa adaptação quase que instantânea à quarentena, com zero impacto na produtividade; na qualidade do atendimento ao cliente; e ao mesmo tempo mantendo os altos índices organizacionais exigidos pela certificação internacional.
1 – Conforto dos colaboradores: a empresa em casa
Quando a pandemia foi declarada a prioridade foi proteger a saúde do time e depois garantir que todos tivessem um ambiente de trabalho confortável para cumprir a rotina. Enviamos inúmeros equipamentos como cadeiras ergonômicas, computadores, mesas, monitores extras, descanso para os pés, objetos pessoais, teclados, mousepads e fones de ouvido. Resumindo: o time conta com uma estação de trabalho completa em casa, e o melhor, idêntica à utilizada na sede empresa.
Importante ressaltar que além do material enviado para as residências, a Evolux passou a oferecer uma ajuda de custo mensal, destinada à cobertura de despesas com energia, internet e até os celebrados lanches diários aos quais o time tinha direito no ambiente físico.
2 – Servidor em nuvem e sistemas flexíveis
Os nossos funcionários já utilizavam notebooks antes mesmo da pandemia, o que facilitou ainda mais a migração para o home office. Outro ponto de destaque nessa agilidade é o fato de possuirmos os nossos sistemas funcionando em nuvem, alternativa que nos possibilita ter baixos custos operacionais, mais disponibilidade, mobilidade, flexibilidade e escalabilidade operacional.
Além disso, os membros do time Evolux que precisam acessar serviços que não estão na nuvem, já possuem acesso Virtual Private Network – VPN por meio do qual se conectam à rede local da empresa sem estar fisicamente lá.
3 – Proximidade, acompanhamento e transparência
O novo modelo de trabalho exige que a gestão seja ainda mais próxima dos colaboradores, adotando medidas eficazes de comunicação e integração das equipes. Nessas horas é imprescindível contar com a tecnologia como aliada.
A empresa utiliza ferramentas que permitem fazer videoconferências com qualidade (Google Meet e Zoom) e acompanhar os projetos em andamento (Jira e Asana); possuímos um chat interno para manter as pessoas em contato frequente (Slack) e implementamos um encontro semanal online no qual a diretoria responde às dúvidas de todos e compartilha abertamente as estratégias da empresa.
4 – Profissionais comprometidos
Por fim, é verdade que a Evolux está conseguindo cumprir as demandas comerciais e os compromissos com os clientes sem prejuízo no atendimento. Porém, é mais verdade ainda que isso não seria possível se não contássemos com um time de profissionais comprometidos; composto por pessoas que gostam de desafios e que têm uma ótima capacidade de adaptação. Fruto de um esforço contínuo na implementação de políticas que atraem e retêm os melhores talentos disponíveis no mercado; e de processos seletivos consistentes nos quais sempre avaliamos a capacidade de autonomia, criatividade e alinhamento cultural com a nossa empresa.